12 Comentários

  1. Marcos

    Atualmente o cenário é recessivo no mercado imobiliário, observamos vários proprietários que com a facilidade do financiamento e sonho da casa própria, muitas vezes financiou mais da metade do valor do imóvel e muitos proprietários ficaram desempregados precisando se desfazer do imóvel para se livrar da dívida e não ter o seu nome com restrições. Pergunto: como é feito o pagamento da comissão do corretor, pelo valor total do imóvel ou pelo valor liquido recebido.

    Responder
  2. Alessandra

    Olá!
    Preciso de uma orientação meio que urgente.
    Eu tenho o cliente, batalhei para encontrar o imóvel para ele durante cerca de um ano. Procurei o imóvel, levei o cliente em vários dos imóveis, gastei levando o cliente, continuei procurando e procedendo adequadamente na procura do imóvel para meu cliente. Até que consegui o imóvel que o satisfez, ligando para uma corretora que aceitou a parceria. Mas esta corretora trabalha numa imobiliária. Fizemos a transação da venda. Tudo de acordo. Agora no pagamento da comissão, o correto é dividir o valor dos honorários entre eu e esta corretora? Ou eu, a corretora e a imobiliária em que ela trabalha?
    Não seria metade para mim e metade para esta corretora? E a metade dela então ser dividida com a imobiliária em que trabalha?
    Ou é certo dividir em três partes, mesmo que eu tenha tratado somente com a corretora?

    Responder



    1. Olá, Jhonatan! O corretor de imóveis pode ter a sua carteira assinada pela imobiliária em que trabalha e, assim, um salário fixo. Mas, tendo um salário fixo ou não, o corretor de imóveis deve receber uma comissão sobre as transações imobiliárias que efetuou. Se o corretor trabalha em uma imobiliária, essa comissão, que, em geral, é de no mínimo 6%, é dividida entre ambos.

      Responder
      1. Diego

        e no caso da locação feita pela imobiliaria e o corretor.
        Se a imobiliaria pega o primeiro aluguel, o corretor envolvido fica com qual porcentagem?

        Responder
  3. Alessandra Neves

    Oi! Eu tenho uma dúvida, existe uma tabela ou padrão que defina o mínimo que a imobiliária deve repassar ao corretor? Ou estes valores são definidos pela imobiliária do jeito que ela quiser? Tem alguma regra?

    Responder

    1. Olá, Alessandra! Os valores das comissões apresentados no texto são utilizados por quase todos os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis. Assim, em geral, os CRECIs adotam 6% como porcentagem mínima de comissão. Valor que, em uma imobiliária, é dividido entre a própria e o corretor de imóveis envolvido na transação.

      Responder
      1. Anônimo

        Boa tarde, pode ser descontado algo do corretor referente a comissão que ele ganha??

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>