Quais são as habilidades de um gerente comercial no mercado imobiliário?

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Quais são as habilidades de um gerente comercial no mercado imobiliário?

Dentro de uma imobiliária, um gerente comercial é a pessoa responsável por exercer a liderança sobre as atividades de uma equipe de corretores de imóveis que laboram com foco em um segmento de negócio específico. Quais são as habilidades de um gerente comercial no mercado imobiliário?

É muito comum que as imobiliárias procurem cada vez mais expandir a sua “linha de frente”, ou seja, aumentar o número de corretores de imóveis trabalhando na empresa. Com um grande número de corretores atuando na imobiliária é necessário ter um controle sobre as demandas atribuídas a estas pessoas. E é diante de tal realidade que muitas imobiliárias organizam os profissionais em equipes, onde cada uma tem um foco de negócio diferente e também um gestor responsável.

Sempre, em qualquer cenário ou ambiente, cada equipe possui regras e premissas básicas que devem ser seguidas para auxiliá-los no alcance dos resultados e superação das metas. Por isso, a liderança em um grupo é essencial. Sem um gestor exercendo o controle e o acompanhamento do desempenho dos membros de sua equipe, dificilmente o grupo chegará ao sucesso. Além disso, os gerentes de equipes também são os grandes responsáveis para auxiliar cada indivíduo na execução de suas tarefas e também para motivar a todos que estão jogando no mesmo time.

O gerente comercial tem como foco principal atingir o resultado positivo e superar as metas. Para uma imobiliária o resultado positivo é o aumento da receita na venda e na negociação dos imóveis, de forma que reflita diretamente no lucro final da empresa. Além de controlar o desempenho e motivar a sua equipe, o gestor também abraça responsabilidades como a de solucionar problemas pessoais e profissionais dos seus colaboradores e desenvolver estratégias comerciais que possibilitem alcançar os objetivos da organização. Sem esquecer é claro, que o gerente, supervisor ou líder de uma equipe comercial deve sempre preocupar-se em manter o bem-estar no ambiente de trabalho e entre os colegas.

Confira algumas dicas comportamentais e essenciais para um gestor de equipe comercial:

- Feedback. Sempre realize reuniões com sua equipe para identificar problemas e acompanhar a distribuição de tarefas. Passe a eles um relatório de como está o desempenho geral, parabenizando-os pelas ações que merecem reconhecimento e também mostrando os pontos fracos que precisam ser corrigidos. Se necessário converse individualmente com os corretores de imóveis que você é responsável e destaque os pontos positivos na performance profissional do corretor e os pontos que ele ainda precisa melhorar.

- Bom humor e empatia. Ao longo do tempo o líder tende a tornar-se o porto-seguro de seus “seguidores”, ou seja, o gerente comercial é a referência de sua equipe. Mantenha a calma e o bom humor para conversar com a equipe. Quanto mais descontraído o clima, melhor o seu relacionamento com as pessoas. Procure ter empatia sempre, se um corretor de imóveis está com problemas em alguma parte da negociação, tente compreendê-lo antes de julgá-lo e auxiliá-lo no que for preciso.

- Tenha controle da qualidade dos serviços prestados. Acompanhe como é o atendimento que os corretores de imóveis de sua equipe oferecem aos clientes e prospects e esteja sempre atento na qualidade do atendimento oferecido. Sempre que possível, repasse os seus conhecimentos de atendimento e negociação aos corretores e faça com que eles troquem experiências. Lembre-se: cliente bem atendido é tudo de bom!

Pense que se fosse no futebol, você, como gestor, seria o técnico do seu time. É sua responsabilidade prepará-los para que entrem em campo com tudo e faça de cada negociação um novo gol. Mantenha sempre uma postura correta e amigável perante os outros colaboradores da empresa. Você é exemplo para a sua equipe, então evite atrasos, antipatia ou falta de ética com o cliente na hora de negociar os imóveis.

Preocupe-se com as condições adequadas de trabalhos nos plantões externos. Afinal, fornecer estrutura e um ambiente de trabalho favorável para a execução das atividades, são de responsabilidade dos líderes de equipes e da imobiliária. Não existe lucro onde há falta de estrutura básica para que o corretor de imóveis possa exercer seu trabalho de forma digna e segura.

Seguindo estes passos, você aumentará o desempenho profissional de sua equipe e auxiliará para que cada vez fique mais fácil atingir as metas de vendas. Além disso, você também estará fortalecendo suas qualidades de liderança e desenvolvendo grandes habilidades profissionais. Na leitura este texto parece muito fácil e básico, mas na prática, normalmente, cada ação de um gestor é um grande desafio.

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